Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Festival das Águas do Pantanal
Unemat realiza Festival das Águas do Pantanal
22/08/2003 11:27:29
por Coordenadoria de Comunicação Social

A riqueza da fauna e flora pantaneira e as tradições culturais de seu povo serão ressaltadas no Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso- I das Águas do Pantanal. Sediado em Cáceres, cidade localizada à margem esquerda do rio Paraguai, principal afluente do Pantanal, o evento tem como proposta valorizar a cultura local e criar um espaço para discussões sobre a necessidade de fomentações de políticas de conservação dos recursos hídricos.

Tendo como proponentes a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres, FLEC, a organização é formada por 14 instituições representativas dos movimentos sociais do município. O festival será o primeiro de uma série que contemplará as águas do Pantanal, Araguaia e Amazônia.


Sua primeira edição será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro. O período marca a comemoração do dia do rio Paraguai, festejado no segundo dia do evento, data considerada como marco da luta da população em defesa desse rio.

As atividades


Para esta comemoração, uma equipe formada pela administração superior da Universidade, docentes, acadêmicos, integrantes dos movimentos sociais, produtores culturais e comunidade em geral estão se reunindo para a construção de um evento científico, cultural, artístico e esportivo. A intenção é fazer da cidade de Cáceres um grande palco para as apresentações de grupos folclóricos e culturais, artistas locais e personalidades de renome nas áreas da pesquisa e direitos humanos.


A garantia do caráter científico e educacional da festividade ficará a cargo da Unemat. Ao FLEC compreenderá ofertar em forma de palestras, conferências, painéis, mini-cursos e oficinas, a socialização dos resultados das pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas: recursos hídricos, meio ambiente, cultura mato-grossense e artes em geral.


“O festival vem trazer para a sociedade os resultados de vários projetos de pesquisa e extensão produzidos pela Unemat, além de estar incentivando a comunidade externa a participar dos trabalhos que estão sendo executados pela Instituição”, declara Fernando Morais, representante da comissão organizadora do evento, acrescentando que com isso estará se cumprindo a missão maior da universidade pública, que é a de estar atuando em prol da população do estado e do país.


Entre as atrações do evento será realizado um festival de música. A competição será composta por eliminatórias que acontecerão nas 11 cidades banhadas pelos afluentes do rio Paraguai. Os concorrentes demonstrarão seus talentos em composições próprias que corresponderão ao elemento principal do festival: a água.

Apoios


Na execução do projeto, entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, Unesco, se despontam como grandes aliadas na oferta de um evento que pretende levar à população informações sobre a principal fonte de vida no planeta e reflexões para o melhor uso dessa riqueza.


Outras organizações estaduais como a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso sinalizam apoio para a concretização do festival. Em reunião realizada no último dia 30, o secretário de Estado de Cultura, Benedito Paulo de Campos, parabenizou a Universidade pela iniciativa de estar realizando o evento. “A Secretaria de Cultura estará presente não só apoiando esse festival como também outras ações da Unemat ”.


Considerado pela Organização das Nações Unidas, ONU, o ano internacional da água doce, 2003 também marca a comemoração de 25 anos de atuação da Unemat. Um momento para ser celebrado juntamente com o autor maior do projeto de Universidade: a população mato-grossense, tendo como cenário as águas que circundam sua cidade sede, as do rio Paraguai. “Estamos buscando o maior número de parceiros possíveis no intuito de realizar um festival em que a população possa opinar sobre o modelo de evento que deseja, construindo assim uma celebração com as suas características”, finaliza Fernando.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada